Útil Saúde
Ocupacional
Ergonomia
Trata-se de estabelecer parâmetros de adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas do trabalhadores, proporcionando conforto e segurança, e também desempenho eficiente. A Norma Regulamentadora regente é a 17 (NR17).
Quais indicativos demonstram a necessidade da intervenção ergonômica?
- casos de doenças osteo-articulares
- absenteísmo;
- rotatividade de pessoal;
- afastamentos;
- diminuição no desempenho das atividades
- erro humano.
Tais indicativos podem ser provenientes de desconforto físico ou cognitivo; da postura e mobiliários inadequados, e até mesmo de leiautes desfavoráveis no ambiente de trabalho. Tudo isso precisa ser analisado.
Assim, entende-se que ergonomia é economia para a empresa e saúde para o trabalhador e nós pretendemos atuar efetivamente na transformação de cenários, na prevenção dos riscos ocupacionais.
​
Fazemos uma avaliação preliminar de riscos ergonômicos e sugestões de soluções para aquilo que já for possível; depois, se necessário, podemos direcionar para uma análise mais profunda como demanda de análise ergonômica de trabalho.
O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) é de responsabilidade da empresa e não é um documento, é um sistema de gestão simplificado para todos os riscos ocupacionais e não tem data de validade, pois o documento originário dele, chamado de Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (PGRo) é criado apenas uma vez e atualizado sempre que houverem mudanças na gestão dos riscos (intervenções, controles, mudanças de riscos), sendo portanto versões do mesmo programa, composto dos documentos pertinentes a gestão dos riscos e isso é executado por diferentes profissionais para a eficiência do programa de gerenciamento de riscos ocupacionais. Precisamos de novos documentos pra colecionar e empilhar? Você pergunta. A resposta é boa: Não! O conjunto destas atitudes registradas nos diferentes documentos é que forma o programa e ele é vivo, ou seja, constantemente alimentado, com a atualização das implementações e resultados delas lincadas as versões entre si, cuja finalidade é apenas prevenir e controlar os riscos. Este programa é o mesmos e os registros são as versões de atualização do quadro e acontecem sempre que houverem mudanças. Não as havendo, devem ser atualizadas a cada dois anos.
Constante ao risco ergonômico, começa na análise preliminar composta por entrevista e observação de campo seguindo um checklist próprio. Então, torna-se possível a elaboração do inventário de risco, com descrição do tipo de risco, fonte, expostos e danos causados. Em seguida a elaboração do plano de ação, com proposta de mudanças para prevenir, eliminar, minimizar ou controlar os riscos, na ordem de prioridade de ação. Dentro do plano de ação, está a capacitação dos trabalhadores envolvidos através do conhecimento, aí entra a ação educacional, dirigida pra necessidade encontrada. Em todos estes passos, podemos ajudar. Digo podemos, por que boas parcerias fazem parte de nosso leque de comunicação.
Abaixo estão os serviços que você pode solicitar e estamos prontos a atender. Obrigada.
​
Análise Preliminar Ergonômica
Análise Ergonômica do Trabalho
Laudos
Treinamentos
Teoria e prática são personalizados à necessidade do cliente e à sua realidade. Trabalhamos no sistema presencial, ead e semi-presencial.
- manuseio de cargas;
- postura;
- ergonomia no trabalho, etc.
Análise ambiental
Nível de vibração, avaliação da iluminação; ruído e conforto térmico, as quais constam na avaliação ergonômica do trabalho.
Consultoria e Assossoria
Acompanhamento e orientação na execução, adaptação e reavaliação/validação das soluções implementadas pela empresa.
Peça uma cotação
Preencha os dados a baixo que entraremos em contato.